NANOTECNOLOGIA
A nanotecnologia está presente em diversas áreas, como cosmética, farmacêutica, medicina, eletrônica, ciência da computação, biologia e mecânica. Cabe ressaltar que a nanotecnologia é uma ciência multidisciplinar em que cientistas trabalham com engenheiros, biólogos, físicos, químicos, farmacêuticos e médicos. Nos últimos anos, verifica-se aumento significativo das publicações científicas e patentes dedicadas ao tema nano cosmética, em paralelo, identifica-se no mercado internacional e nacional a introdução de vários produtos farmacêuticos e cosméticos que incorporam nanotecnologia.
O Brasil entrou nesse mercado em 2006, com o lançamento do Nanoserum, creme anti-sinais para a área dos olhos e contorno dos lábios fabricado pelo O Boticário, pioneiro em nanotecnologia cosmética no Brasil. Entre os diversos ativos cosméticos disponibilizados, cita-se as vitaminas e derivados, antioxidantes, ceramidas, filtros solares, agentes hidratantes e antitranspirantes, que são veiculados em cremes, géis, sprays e loções.
A Nanotecnologia é uma ciência que oferece a perspectiva de grandes avanços de melhoria da qualidade de vida em todas as áreas, principalmente os cosméticos. A atuação desta pequena notável permite desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas na forma de partículas da ordem de micrômetros (milésimos de milímetro). Por meio desta evolução tecnológica, a indústria de cosméticos conseguiu desenvolver técnicas que visam beneficiar a beleza capilar e corporal. Uma das grandes conquistas da Ciência no século X, a Nanotecnologia aumenta a eficácia dos produtos e abre novas perspectivas para a prevenção e o tratamento do envelhecimento cutâneo. Na cosmética, sua principal contribuição foi o desenvolvimento de novas estratégias para a veiculação de ingredientes ativos, como lipossomas, nanoeferas, thalasferas, ciclodextrinas e outros.
As vantagens de produtos