Nanosílica aplicada ao concreto de alto desempenho
ESCOLA DE ENGENHARIA
PROGRAMA JOVENS TALENTOS
Nanosílica Aplicada ao Concreto de Alto Desempenho
Gustavo Braz de Abreu
Belo Horizonte
2013
NANOSILICA APLICADA AO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO
1) INTRODUÇÃO
O concreto é o material mais utilizado na construção civil. Seu uso é justificado pela necessidade de um material de grande resistência a compressão, mas que possa ser trabalhado para que adquira diversas formas, dependendo do projeto a ser executado. Além disso, ele deve ter ótima durabilidade, resistência a intempéries e, é claro, deve ter um custo e disponibilidade da matéria-prima que torne o uso do mesmo viável. São essas características que fizeram do concreto um material tão popular em todo o mundo. O concreto é formado basicamente por Cimento Portland, água e agregados (areia e brita) e a relação entre a quantidade desses componentes, bem como outras características como a granulometria e geometria dos agregados definem as propriedades básicas do concreto, como abatimento, resistência, retração e trabalhabilidade.
O concreto usual possui uma relação água/aglomerante alta e resistência na ordem de 25 a 30MPa e, apesar de existirem concretos com maior resistência, eles ainda tem muitas aplicações na qual é perfeitamente adequado a econômico (AITCIN, 2000). Já o concreto de alto desempenho, que será o utilizado nesse trabalho, possui resistência a compressão significativamente maior, resultado da grande redução da porosidade da pasta de cimento hidratada, devido à adição de mais cimento e redução simultânea de água, que é possível com a ajuda de superplastificantes. De acordo com Aitcin (2000, p. 110)
O concreto de alto desempenho não é nada mais do que um concreto com porosidade muito baixa (...). À medida que a porosidade da pasta diminui, a resistência do concreto aumenta, desde que os agregados, particularmente os graúdos, sejam resistentes o bastante.