Nanoencapsulamento
Reagentes
Gema do ovo
Acetona
Clorofórmio
Vidrarias
Bécker 100 mL
Bastão de vidro
Papel Filtro
Extração
Colocou-se 2 colheres de gema do ovo em um bécker de 100mL e adicionou-se 15 mL de acetona. A mistura foi homogeneizada com bastão de vidro e permaneceu em repouso por 10 minutos.
O sobrenadante foi cuidadosamente decantado com o auxílio de um bastão de vidro. O resíduo foi mantido no béquer e a ele foram adicionados 10 mL de acetona. Misturou-se bem. Manteve-se em repouso a mistura por 10 minutos e decantou-se o sobrenadante. Este procedimento foi repetido por mais 4 vezes até que o precipitado ficasse esbranquiçado. Ao resíduo foram adicionados 5 mL de acetona e a mistura foi filtrada por um papel de filtro.
O resíduo cetônico contido no papel de filtro foi levado a estufa até que ficasse bem seco. Após a secagem, transferiu-se o resíduo ao copo de béquer utilizado anteriormente e adicionou-se 10 mL de clorofórmio. A mistura foi filtrada através de um papel de filtro e o extrato clorofórmico foi recolhido em outro béquer. Ao resíduo retido no filtro, foram adicionados mais 5 mL de clorofórmio. Misturou-se bem e novamente filtrou-se, tendo recolhido o extrato no mesmo béquer utilizado anteriormente. O filtrado clorofórmico foi reduzido em aproximadamente 1/5 do volume inicial de 10 mL por evaporação em banho-maria.
Saponificação e hidrólise ácida da lecitina
Ao resíduo líquido de lecitina obtido no processo de extração, adicionou-se 5 mL de etanol. O béquer foi aquecido em banho-maria para auxiliar a emulsificação. Adicionou-se 5 mL de hidróxido de sódio 10 M e mais 10 mL de água destilada. Após misturar-se bem, o béquer foi novamente levado ao banho-maria por 15 minutos. Ocasionalmente, agitou-se a mistura cuidadosamente com o bastão de vidro.
Após alcançar a temperatura ambiente, adicionou-se ao hidrolisado ácido acético glacial, até que o pH ficasse ácido. A reação ácida foi observada no papel tornassol.