nano robotica
Podemos então acreditar que um aparelho feito de alguns átomos ligados entre si, não parte ou funciona mal à temperatura ambiente. Os programas computacionais para a criação de moléculas foram muito melhorados, e permitem simular as interacções entre os átomos, ou seja, a estabilidade da estrutura. Com o avanço da nano-robótica será possível eliminar a contaminação do ambiente com micro-máquinas, criar alimentos e carros que podem mudar de forma, processos automáticos de limpeza corporal, drogas artificiais e livros. Os nano-robôs serão capazes de reparar tubulações e, naturalmente, gerar uma nova fronteira de aplicações médicas, incluindo a regeneração de tecidos do corpo humano.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Nova Iorque deu um passo importante na construção de uma máquina de controlo robusto de DNA. Esta máquina foi construída com moléculas sintéticas de DNA, a qual se destaca em relação a outros dispositivos previamente desenvolvidos em nano-escala pois esta permite um melhor controlo do movimento dentro de moléculas de maiores dimensões de DNA. Os investigadores dizem que esta nova máquina pode ajudar a construir a fundação de desenvolvimento de máquinas sofisticadas numa escala molecular, e ao desenvolvimento de nano-átomos que podem um dia construir novas moléculas, circuitos de computador ou lutar contra doenças infecciosas.
Acredita-se que em breve a nano-robótica será possível, devido aos avanços da nanotecnologia e dos nano-sistemas.
A nanomedicina e os nano-robôs são uma alternativa de tratamento e diagnóstico que se tornará realidade dentro de 10 a 15 anos. Um exemplo desta alternativa de tratamento é a