Nanismo
É uma doença genética que provoca um crescimento anormal, que resulta num indivíduo de baixa estatura, inferior da média proporcional. O nanismo pode ocorrer em qualquer pessoa, mesmo sem histórico familiar. Também em animais, como cães e vacas.
As causas podem ser endócrinas que é por distúrbios relacionados á produção de hormônios de crescimento e também por mutações genéticas como é o caso da Acondroplasia.
O nanismo é dividido em dois grandes grupos:
Nanismo Proporcional, onde a estatura do indivíduo é baixa, mais o tamanho dos órgãos mantem a mesma proporção.
E o nanismo desproporcional é onde o tamanho do individuo é bem mais baixo que o normal.
No nanismo proporcional entra:
Nanismo pituitário: Deficiência na produção de hormônio do crescimento.
Nanismo primordial: É um dos tipos mais raros de nanismo. As chances de um bebê nasce com essa anomalia é de 1 em 1 milhão. E é só quando ambos os pais carregam os genes. Essa doença impede que o corpo cresça corretamente, pois tem um número de células muito menor que o normal. E o portador não consegue crescer mais que 80cm. E essa anomalia não tem cura, apenas tratamento para prolongar a vida do portador.
No nanismo desproporcional entra:
Hipocondroplasia: Só a cabeça não é afetada.
Acondroplasia: É o tipo mais comum de nanismo, podendo ocorrer em um a cada 15mil nascidos. Mais de 90% dos casos são novas mutações. Muitas vezes as pessoas com nanismo vêm acompanhadas de diversos problemas, como, deformidades ósseas, infecções decorrentes de ouvido, problemas odontológicos, obesidade. Mais quando esses problemas são inexistentes a expectativa de vida deles se iguala a da maioria da população.