NAFTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EXPO GEO – BLOCOS ECONÔMICOS
NAFTA
SANTOS – SP
2014
EXPO GEO – BLOCOS ECONÔMICOS
NAFTA
Relatório apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplina do 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista - UNIP.
SANTOS – SP
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO III
INTRODUÇÃO IV
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por finalidade abordar os impactos da globalização e a necessidade do surgimento dos blocos econômicos, em especial, a origem e características do Acordo Norte Americano de Livre Comércio – NAFTA.
Com a modernização econômica, uma nova era nas relações internacionais ganha força, possibilitando a abertura dos mercados às importações, com isto foi preciso criar meios para estabelecer de forma saudável as transações comerciais entre países. Origina-se então vários acordos, uma deles é o Nafta, pacto firmado por três países: Estados unidos, Canadá e México, que objetiva entre outras questões a eliminação das tarifas alfandegárias entre os limites territoriais de seus países membros.
1.0 - A GLOBALIZAÇÃO
Conforme Alexandre de Freitas Barbosa (2008), a globalização é um processo de expansão do fluxo de informações, interferindo na economia, política, movimentos sociais e na própria cultura do indivíduo. Nesse processo, as distâncias são diminuídas, as empresas possuem fábricas e lojas em outros países, muitas vezes em outros continentes. Em contrapartida, a globalização também ajuda na ampliação do distanciamento das economias, fazendo com que países tecnologicamente avançados prosperem mais rápido que os outros países.
Na política, a mudança de governante pode influenciar