nADA
2014/2015
Delinquência Juvenil
Formação Humana e Cristã
Professora Deolinda
Realizado por Daniela Matos Aguiar
São Tomé e Príncipe
Índice
1. Introdução
2. Delinquência Juvenil
Definição
Causas
3. Experiencias familiares relacionadas com o comportamento anti-social
4. Papel da escola e da família
5. Delinquência Juvenil em África
Angola
Moçambique
6. Opinião Pessoal
7. Conclusão
Introdução
A adolescência é um período de crescimento, não apenas físico, mas intelectual, da personalidade e do ser. Como tal, esse crescimento vem acompanhado de uma crise de valores.
Em todo o universo, a violência é uma questão de ordem psicológica e social, de grande importância.
Um diagnóstico feito demonstra que as causas que originam os atos de delinquência juvenil são motivadas pelo consumo de álcool, divórcio dos pais, falta de controlo dos adultos, falta de acompanhamento psicológico e consumo de drogas.
Delinquência Juvenil
Definição Entende-se por delinquência, acto de cometer delito, desobedecer a leis ou padrões morais, ou conjunto de infracções penais cometidos numa sociedade, e no caso juvenil refere-se aos actos criminosos cometido por adolescentes. A delinquência juvenil refere-se aos atos criminosos cometidos por adolescentes que normalmente inicia-se em idades entre os 10-11 anos, indo até aos 16-18 anos dependendo do país que se encontra.
Causas Dados apontam que 30% dos infratores possuem algum tipo de problema familiar. No grupo de não-infratores apenas 8,7% apresentam o mesmo distúrbio. Muitos dos pais desses infratores tem um grande distanciamento da vida quotidiana de seus filhos. Esses pais, se envolvem pouco com a vida dos filhos e tem uma organização pouco rigorosa, não sabem a hora que eles chegavam em casa, nem sugeriam um limite aos mesmos.
Nas entrevistas feita aos