nada
A química da cola
Antes de iniciarmos a resposta para a pergunta proposta, é bom sabermos os três tipos de cola existentes diferentes: as colas baseadas em água (como a cola branca que você usa na escola) as colas baseadas em solventes (como a cola usada pelos sapateiros); e as colas que reagem quimicamente em contato com o ar (como as colas do tipo superbonder).
Mas apesar desses vários tipos de colas, todas possuem algo em comum, utilizam propriedade adesiva de certos polímeros tanto naturais quanto sintéticos, para manter as coisas unidas. Simples fato de que esses polímeros se ligam um aos outros com as partes que deseja unir, assim, colando-as.
Mas o que são polímeros? São nada mais nada menos que moléculas grandes formadas pela ligação de outros poucos tipos de moléculas menores.
Outra diferenciação da cola muita importante que precisamos saber é em que material a cola esta baseada, e com isso podemos saber o que cada uma pode ou não colar, ou ser utilizada.
Temos a cola com base em água, é formulada em com polímeros, naturais ou sintéticos dissolvidos em água. Esse tipo de cola deve ser usado apenas na superfície de matérias porosos, como papel, tecido, madeira. As colas com base aquosa são laváveis e perdem sua capacidade de aderência quando expostas à água.
Já a cola que tem como base o solvente, é formulada com polímeros sintéticos que não são solúveis a água. Com isso , são dissolvidos em solvente orgânico. Estas colas são capazes de unir superfícies com baixa porosidade, como plásticos, e vidros. Por causa do solvente, estas colas secam rapidamente.
As colas “químicas” são formuladas com compostos que reagem quimicamente e formam polímeros em contato com a umidade do ar. O polímero formado enrijece rapidamente, colando fortemente as partes que se queria unir. Alem colar papel, vidro, couro, plástico, cerâmico e metal ela também cola tecidos vivos, como a pele.
Instituto Federal do