nada
Curso: Ciências biológicas
Biorremediação Biorremediação é um processo no qual organismos vivos, normalmente plantas e microrganismos são utilizados tecnologicamente para remover ou reduzir poluentes no ambiente. O tratamento de ambientes contaminados, tais como águas superficiais, subterrâneas e solos, além de resíduas e efluentes indústrias em aberto ou áreas de contaminação. O processo biológico de biorremediação é uma alternativa mais adequada e eficaz para o tratamento de ambientes contaminados com moléculas orgânicas de difícil degradação e metais tóxicos. Algumas moléculas orgânicas de difícil degradação, podem ser de origem naturais, produzidas por tecnologias industrias modernas e estranhas ao ambiente natural, que no caso são denominadas de “xenobióticas”. Muitos dos xenobióticos e seus produtos de degradação resultam em efeitos nocivos e mutagênicos aos organismos vivos, podendo levar a eliminação seletiva de indivíduos e acarretar modificações na estrutura ecológica e funcional da comunidade biológica.
Biodegradação dos xenobióticos O sistema metabólico que se tem mostrado mais apto para biodegradar moléculas xenobióticas recalcitrantes, nos processos de biorremediação, é o microbiano, uma vez que os microrganismos desempenham a tarefa de reciclar a maior parte de moléculas da biosfera, participando ativamente dos principais ciclos biogeoquímicos e, representando, portanto, o suporte de manutenção da vida na Terra.
Visão interdisciplinar A pesquisa técnico-científica, com o objetivo de tornar os fenômenos naturais mais facilmente compreensíveis, geralmente enfoca o estudo de parâmetros físicos, químicos e biológicos relacionados à degradação de maneira separada. Estes parâmetros são estritamente relacionados em um processo de biorremediação. Por esta razão, a implementação de processos de remediação em um ambiente contaminado requer a condução de um estudo detalhado, com visão