nada
Nas montanhas canadenses havia um mestre lenhador.
Certo dia ele foi procurado por um jovem rapaz de preparo físico notável, que lhe disse: “Quero aprender a cortar árvores , quero ser lenhador como o senhor”. O mestre aceito e disse que o rapaz voltar no outro dia.
Depois de três meses aprendo, disse o aluno, numa atitude de pura soberba ao mestre: “Já aprendi tudo o que deveria, agora sou o melhor do Canadá”.
E ainda completo: “Vamos delimitar duas áreas, com quantidade de árvores iguais, e cortá-las. Quem terminar primeiro de derrubar todas as arvores é o melhor lenhador”.
E assim se sucedeu.
No inicio, o jovem, com mais disposição e uma velocidade incrível, abriu grande vantagem sobre seu mestre. De vez em quando o jovem olhava para o lado e via seu mestre descansando, isto o deixou intrigado.
O jovem pensava: “Moleza. Vai ser muito fácil”.
Porém , o sol nem havia se posto por completo no horizonte e o mestre derrubava sua última arvore, enquanto o rapaz tinha algumas pela frente.
Surpreso, ele corre até o mestre:”O senhor cortou mais rápido que eu?! É impossível, não consigo entender. Não parei um minuto e vi que o senhor parava toda hora para descansar!!!”
Então o lenhador mais velho olhou nos olhos do jovem e lhe transmitiu sua derradeira e talvez mais importante missão. “Cada vez que eu parava para descansar aproveitava para afiar os machados”.
Moral da história: as vezes a gente pensa apenas em produzir,produzir e produzir, esquecendo assim de parar, estudar e se aperfeiçoar.