nada
Embora hoje o cenário do país seja outro, um quinto das compras dos lares brasileiros ainda são motivadas por promoções pontuais. Porém com uma política de comprar barato e vender barato aliado a observação nos acertos dos concorrentes fez dessa rede americana um sucesso de vendas em muitos países ao redor do mundo. Desde os primórdios de sua existência, a rede Wall Mart prezou por preços baixos conseguidos diretamente com seus fornecedores e tecnologia para reduzir os custos nos seus inventários.
Para conseguir concorrer no mercado brasileiro com os grandes concorrentes (Pão de Açúcar e Carrefour), o Wall Mart passou a contratar funcionários que morem próximos de suas lojas que por sua vez fazem parte da estratégia montada pela rede de investir em lojas populares, pois com a inflação sob controle, muitos consumidores trocaram os seus hábitos de comprar em supermercados distantes e mais baratos passando a se concentrar nas opções mais próximas de casa.
A política do “preço baixo todo dia” do Wall Mart nasce com objetivo de reduzir o custo de vida do cliente e com uma proposta corporativa de sustentabilidade, por conta disso, a rede possui dezoito centros de distribuição que estão localizados no país, sendo onze próprios, presentes no Sul, Sudeste e Nordeste, em locais estratégicos para diminuir a distância e o impacto dos transportes no meio ambiente. Esse objetivo de atuar de acordo com o compromisso global de sustentabilidade não para por aqui.
O Wall Mart possui parcerias com o Poder Público, ONGS, fornecedores, colaboradores e os próprios clientes. Como exemplo podemos citar o “Programa de Descontos”, uma estratégia da rede lançado em 2008 com o intuito de