Nada
Colatina/2012
E.E.E.F.M.“Geraldo Vargas Nogueira”
Nomes: Carla Thones, Estefany B., Jonathan Guidoni,
Joyce B. e Wesley
Série: 1º
Turma: 02 “B”
Disciplina: Sociologia
Prof°: Agda Marino Milanezi
Assunto: ‘‘Relação entre Individuo e Sociedade”
Colatina/2012
Émile Durkheim
Objeto de estudo: Durkheim propõe um estudo da sociologia baseado na análise do que ele conceitua como fato social, que seria externo aos indivíduos que compõem a sociedade, fruto das ações do grupo social, atingindo todo o coletivo. http://pt.scribd.com/doc/38687319/Estudo-do-pensamento-sociologico-de-Emile-Durkheim Fato social: constitui-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que são tidos como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fato_social Durkheim apresenta o Fato social, composto de três características fundamentais:
* Coercitividade: característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumprí-los.
Exemplos: Leis, relações familiares, língua, religião...
* Exterioridade: relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Exemplos: Crenças, valores, leis...
* Generalidade: os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
Exemplos: formas de construções (casa, prédios...), moral, comunicação... http://www.infoescola.com/sociologia/fatos-sociais/
Consciência