Nada feito
Raciocínio Lógico
Lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições. DEFINIÇÃO: Proposição: conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. expressam a descrição de uma realidade. representa uma informação enunciada por uma oração.
Sendo assim, vejamos os exemplos: a) A UCDB fica em Mato Grosso do Sul. b) O Brasil é um país da América do Norte. c) “Pedro é maior que Carlos” ou “Carlos é menor que Pedro”. Dois princípios no caso das proposições:
1. 2.
Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Princípio do Terceiro Excluído: Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.
Logo, voltando ao exemplo anterior temos: a) “A UCDB fica em Mato Grosso do Sul” é uma proposição verdadeira. b) “O Brasil é um país da América do Norte” é uma proposição falsa. As proposição serão representadas por letras do alfabeto: a, b, c, . . . , p, q, . . . As proposições simples (átomos) combinam-se com outras, ou são modificadas por alguns operadores (conectivos), gerando novas sentenças chamadas de moléculas. Os conectivos serão representados da seguinte forma: ~ corresponde a “não” corresponde a “e” corresponde a “ou” corresponde a “então” corresponde a “se somente se” Prof. Marcos Alves 1
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Lógica Aplicada Prof. Marcos Alves
Sendo assim, a partir de uma proposição podemos construir uma outra correspondente com a sua negação; e com duas ou mais, podemos formar: • • • • Conjunções: a b (lê-se: a e b) Disjunções: a b (lê-se: a ou b) Condicionais: a b (lê-se: se a então b) Bicondicionais: a b (lê-se: a se somente se b)
Exemplo: Seja a sentença: “Se Cacilda é