nada de nada
1. À luz do capítulo IV do livro Aprender Economia de Paul Singer, descreva como decorreu a dinâmica da inserção do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho, desde a economia colonial, passando pela adoção da estratégia de industrialização pela substituição de importações, até a etapa do subdesenvolvimento industrializado.
Resposta: A primeira inserção da Divisão Internacional do Trabalho no Brasil foi no capitalismo comercial, quando Portugal, por meio das Grande Navegações extraía o Pau-Brasil, no Brasil, para a produção de vários produtos, principalmente tingimento de tecidos.
A segunda inserção da Divisão Internacional do Trabalho foi marcado pela monocultura de cana de açúcar e a exploração de mineiro para a extração de ouro para alimentar o comercio de minerais e especiarias onde o principal mercado consumidor é a Europa.
A terceira inserção da Divisão Internacional do Trabalho foi à inserção do Brasil na Revolução Técnico-Científica-Informacional com as indústrias maquiladoras, principalmente Multinacionais vindas de países desenvolvidos, com por exemplo as montadoras de carros que se instalaram no Sudeste do País. Vale ressaltar que a massificante produção industrial estar atrelada aos Países desenvolvidos, somente o locais de produção mudaram, para os países em desenvolvimento onde a mão de obra é abundante e se pode explorar mais facilmente os recursos naturais.
2. Com base no capítulo V do livro Aprender Economia de Paul Singer, estabeleça as diferentes perspectivas das teorias de desenvolvimento econômico de fundo marginalista e de inspiração marxista.
ççç ç ç ç ç ç ç ç ç
ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç ç