NADA DE MAIS
Processo da célula eucarióticas, que divide seu cromossomos entre duas células, o processo tem por duração de 52 a 80 minuto este processo é dividido em 5 fases: Prófase, prometáfase, metáfase, anafase e telófase. (MITOSE 2009)
Prófase
Os cromossomos tornam-se condensado, ou seja possível de se ver em um microscópio óptico.
Cromossomos tem dois cromatídeos, chamado de cromossomos dicromatídeos. Os centríolos movem-se para o pólos oposto da célula, tendo por inicio formação do fuso mitótico.
Desorganizando o invólucro nuclear e desaparecendo os nucléolos. (MITOSE 2009)
Prometáfase
Envelope nuclear seu desaparecimento inicia o processo da segunda fase da mitose. Os microtúbulos atingem os cromossomos já condensados. Uma parte dos microtúbulos ligam-se cinotocoro, outros tem contato com microtúbulos vindo dos pólo oposto.
O processo ajuda com que os cromossomos se movem para o centro da célula. (MITOSE 2009)
Metáfase
Esta é fase em que os cromossomos estão ligados ás fibras cinetocóricas que vem dos centríolos que estão ligado também nos microtúbulos.
É a fase mais estável da mitose, nesta fase os cromossomos estão bem alinhados com o centro da célula, tornando-se uma placa equatorial. (MITOSE 2009)
Anáfase
Fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos, em razão do encurtamento dos microtúbulos, consequente à retirada de tubulinas. (MITOSE 2009)
Telófase Última etapa da divisão mitótica, separando um cromossomos em dois, fazendo com que individualização do citoplasma em duas células-filhas. (MITOSE 2008)
Importância da mitose
Muito importante para nosso organismo de um modo que ela permite renovar células tecido genético, crescimento corpóreo, regeneração de lesões e também renovação dos tecidos. (MITOSE 200)
Meiose
Nome recebi pelo processo de divisão celular, tendo o número de cromossomos reduzido pela metade.
Nesta