Nada de Interessante
Observando a fig. 1 que representa o PIB/hab., podes verificar que a grande maioria dos países da América Latina, da África e do Sul e Sudeste da Ásia apresenta baixos valores de rendimento (inferior a 5000 dólares por habitante). Neste conjunto de países, destacam-se ainda, pela sua extrema pobreza, os que possuem um PIB/hab. inferior a 500 dólares, situados predominantemente na África Subsariana.
OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
Estrutura económica
A actividade económica de muitos países em desenvolvimento gera receitas escassas, pois centra-se no sector primário (fig. 2), com uma agricultura tradicional de baixo rendimento e, em alguns casos, com plantações dominadas por interesses estrangeiros, cujas receitas não permanecem no país; o sector primário é ainda complementado pela exploração mineira destinada à exportação. Os sectores secundário e terciário têm um peso muito reduzido na economia, evidenciando uma industrialização muito fraca, redes de transporte pouco desenvolvidas e mercado interno pouco significativo (fig. 3). Os serviços, para além de estarem relacionados com actividades de exportação, encontram-se mal organizados.
A Dependência Comercial
A exportação de um reduzido número de produtos agrícolas (café, cacau, algodão, bananas, chá, etc.) ou da indústria extractiva (petróleo e alguns minérios) origina uma grande dependência do mercado mundial. As trocas são realizadas com um reduzido número de países que impõem os seus preços.
Fig. 2
Os produtos tradicionalmente exportados estão sujeitos a uma grande instabilidade de preços nos mercados internacionais, dada a grande concorrência entre países exportadores e as crises de superprodução. Alguns produtos têm sofrido diminuição da procura, devido ao avanço tecnológico (por exemplo, substituição do cobre pelas fibras de vidro, de outros metais pelo plástico, do algodão por fibras sintéticas). A dependência