Na terra dos Gigantes
Introdução: Você enfrenta problemas que parecem grandes demais para lidar?
Certamente que sim! Todos nós já nos deparamos cara a cara com situações que parecem intransponíveis.
Lembremos que os gigantes existem há muito tempo e o crente que anda com Deus pode derrubar os gigantes!
A Bíblia fala de gigantes em muitas ocasiões. Os Filhos de Israel chegaram a Cades-Barnéia, enviaram uma comissão para explorar a terra, e então voltaram com um relatório sobre os "gigantes" que havia na terra. Este relatório poderia ter sido corretamente chamado, "O bom, o ruim e o feio". O bom é que a terra realmente manava leite e mel, o ruim foi a descoberta de "gigantes" na terra, e o feio foi definitivamente a decisão do povo em se concentrar mais no tamanho desses gigantes, em vez do tamanho do seu Deus. O resultado? Os gigantes venceram. Frequentemente os gigantes vencem, mas eles não têm que vencer.
Indiscutivelmente, nós lemos sobre o mais famoso "gigante da história" da Bíblia e talvez da própria história. A história de Davi e Golias foi contada e recontada inúmeras vezes.
Se há um símbolo universal dos gigantes, seria os filisteus, que eram gente grande e quase sempre lutavam com o povo de Deus. De fato, é seguro dizer que os filisteus sempre se opuseram ao povo de Deus e até mesmo ao próprio Deus.
Essa é a natureza dos gigantes. Da mesma forma Golias enfrentou o exército de Judá, e tentou intimidar Davi. Nossos gigantes tem um nome diferente, mas de uma forma mais realista querem nos desencorajar, derrotar, e em algumas ocasiões nos debilita. Quem são eles? Uma lista completa exigiria todos trabalhando juntos para nomeá-los, mas uma lista parcial dos “gigantes incluiria, familiar, financeira, tristeza, culpa, desânimo, depressão, tentação, perda e muito mais”.
Nos próximos minutos, vamos olhar para os gigantes e obter alguma ajuda.
I. Esclarecimento -
A maioria de nós gastamos pouco tempo pensando nessas coisas em