Músculos Intrínsecos e Intrínsecos da Mão
Introdução 2
Músculos Extrínsecos da Mão 3
Músculos extrínsecos da mão e que movem os dedos 3
Músculos Intrínsecos da Mão 5
Músculos intrínsecos da mão que movem os dedos 5
Conclusão 7
Referência Bibliográfica 8
Introdução
Os músculos intrínsecos são os tenares e hipotenares, respectivamente ligados ao 1º dedo (eminência tenar é uma saliência arredondada na base do punho) e 5º dedo (eminência na base do mínimo), os músculos interósseos muscles (entre os metacarpais, quatro dorsais e três volares) e os músculos lumbricas. Estes músculos têm origem no flexor profundo, e são especiais por não terem origem em ossos. Os músculos extrínsecos são os dois flexores longos, localizados na parte interna do antebraço e que se ligam por tendões às falanges que são muito visíveis nas costas da mão. O flexor profundo liga-se às falanges distais e o flexor superficial liga-se às falanges médias. Estes músculos são responsáveis pela flexão dos dedos. O polegar tem um flexor longo e um curto no grupo de músculos tenares, para além dos músculos ponente, abdutor e rotador.
Músculos Extrínsecos da Mão
São músculos com origem no antebraço e seus tendões de inserção alcançam os dedos depois de atravessar as articulações radiocárpica, cárpica e carpometacárpica: flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo e extensor do indicador.
Músculos extrínsecos da mão e que movem os dedos
Os músculos do grupo flexor e os músculos do grupo extensor serão tratados em conjunto, dadas as relações que existem entre os músculos de cada grupo.
Músculos flexores superficial e profundo dos dedos – O flexor superficial dos dedos é o único músculo da chamada camada média os músculos o antebraço, enquanto que o flexor profundo, como o nome indica, pertence a camada profunda.
Músculos
Origem
Inserção
Flexor superficial dos dedos
Porção úmero-ulnar: do epicôndilo medial pelo tendão flexor comum e da