Mídias Alternativas: Fanzines
Fanzine é uma publicação amadora, editada por um fã de uma determinada arte, feito de forma independente pelo seu editor sem ajuda de editoras convencionais, com o intuito de promover suas publicações ou mesmo manter contato com outros fãs. (GUIMARÃES 2000 n/p)
O substantivo Fanzine é um neologismo em língua inglesa, surgido a partir da junção das palavras "fanatic", que significa “fã”, e "magazine", que significa “revista”, fazendo com que seu significado seja, literalmente, uma revista de fãs.
São publicações de indivíduos ou grupos pequenos interessados em um mesmo tema e que não encontram espaço na grande imprensa. O seu conteúdo depende exclusivamente da paixão do fanzineiro – que é como são chamados esses autores – por um tema específico. Os fanzineiros podem ser especialistas no campo, – com publicações mais conhecidas como “prozines” - ou simples amadores. Com isso, há uma enorme gama de assuntos abordados em fanzines: ficção-científica, música, literatura, culinária, vídeo-games e afins. Tais assuntos podem ser abordados de diferentes formas, como contos e poesias, quadrinhos, documentários, reprodução de HQ’s antigas, divulgação de bandas independentes, colagens, experimentações gráficas, entre outros.
Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Afirmam também, que quando a publicação traz produção artística inédita e mais elaborada, seria então chamada de revista alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado, fazendo dessa a sua mais rápida e objetiva definição.
Como são produzidos e distribuídos?
O principal fato sobre a produção e distribuição dos fanzines é que é comum que sejam feitos com poucos recursos e que são publicados irregularmente, de acordo