México
De
História
Tema: País México
Nome: Hanna Flávia Lima Pereira Nº 11 – 6ªC
Professora: Ana Cristina – Sala 12
México
Cultura diversificada e história repleta de revoluções compõem o panorama de um povo.
O México é um país do sul da América do Norte que tem como idioma oficial o espanhol, além de várias línguas indígenas. O México está situado numa das zonas sísmicas mais perigosas do mundo.
A maioria da população é de mestiços (brancos com índios), havendo ainda um grande número de índios puros. O fuso horário mexicano tem aproximadamente uma diferença de quatro horas a menos do horário de Brasília.
O país se divide em 31 estados e um distrito federal, que é a Cidade do México. Cerca de 97% da população tem como religião o catolicismo, os outros 3% são protestantes. A moeda oficial é o peso mexicano.
Sua economia é baseada na agricultura e na mineração; fundamenta-se na indústria. Na agricultura, milho, feijão, trigo, algodão, café, cana-de-açúcar e sisal. Na mineração, destaca-se a prata, o zinco, o chumbo, o cobre, o carvão, o petróleo, o gás natural e o enxofre.
A capital de um dos países mais populosos do mundo lembra bastante São Paulo. É grande, densamente povoada, poluída e tem um trânsito terrível, mas possui uma das histórias mais fantásticas da América e conserva os prédios e ruínas das civilizações antigas muito bem.
A cidade México fica num grande vale onde existiam vários lagos, e hoje com 22 milhões de habitantes enfrenta muitos problemas com a drenagem de água especialmente na época das chuvas.
Em 1629, a cidade enfrentou a maior inundação de sua história, ficando alagada por 5 anos, quase deixou de ser habitada. Mas obras de infraestrutura já naquela época, envolvendo a construção de grandes canais de drenagem, garantiram sua existência até os dias de hoje.
Outro grande problema que a cidade enfrenta é o afundamento de seus prédios, especialmente os históricos, construídos durante o império