evolução
A fusão da razão com a experimentação nos proporcionou o descobrimento de um novo meio de explicação, chamado ciência, ela por sua vez “deu a luz” aos dois principais precursores da teoria evolutiva.
Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin na França e faleceu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.
E Charles Darwin o tão conhecido naturalista nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Rusell, pela publicação da Teoria da Evolução, um dos marcos mais importantes da sua história, foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época, e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida dessas espécies.
1 LAMARCKISMO
Lamarck, contrariando a teoria fixista da época, defendeu a teoria de que as características das espécies mudavam com o tempo. Em sua teoria, os órgãos que eram utilizados desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Esta é a Lei do uso e desuso dos órgãos.
Porém esse raciocínio está incorreto. Vejamos um exemplo nos dias atuais: Um rapaz muito magro, de família magra e esposa com mesmo biótipo começa malhar muito, tomar suplemento alimentar e fica muito musculoso. Seu filho então nasce musculoso também. Este raciocínio foi chamado por Lamarck de Lei da herança dos caracteres adquiridos.
1.1 Lei do Uso e Desuso
Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver características estruturais e funcionais que lhes permitem sobreviver em determinado