Métodos e técnicas de pesquisa
Ciências Econômicas
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Aluno: Gisele Maier
Relatório de Palestra
O tema geral escolhido pelo palestrante foi analisar o arranjo produtivo de gemas e jóias do Estado do RS tendo em vista as políticas públicas e iniciativas privadas observando as ações, programas e projetos junto ao arranjo produtivo local.
A relevância dá-se pelo seu potencial exportador e gerador de empregos. Sendo um dos cinco principais aglomerados do setor no país, apesar disso carente em estudos, sendo escopo de ações públicas e privadas em nível estadual e federal.
O objetivo central do trabalho é analisar as políticas para aglomerados produtivos, neste caso, o arranjo produtivo local de gemas e jóias do Estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica escolhida pelo palestrante, leva em conta as produções científicas como: dissertações e artigos apresentados em congressos como por exemplo em 2010 o 5º encontro de economia gaúcha no artigo:
“…BATISTI, V.S.;TATSCH, A.L. . O APL Gaúcho de Gemas e Jóias: Infraestrutura Produtiva, Educacional e Institucional. In: 5 Encontro de Economia Gaúcha, 2010, Porto Alegre. Anais do 5 Encontro de Economia Gaúcha, 2010.”
A metodologia utilizada pelo palestrante, foi a utilização da parte teórica como livros, artigos de revistas, periódicos, eventos, teses, dissertações, trabalhos de conclusões de cursos, relatórios e estudos e publicações de órgãos públicos e privados. Como também, a coleta de dados com um roteiro semiestruturado na esfera municipal, estadual, federal e nas empresas no período de outubro a dezembro de 2008. Desta forma, analisou-se os aglomerados produtivos principalmente o gaúcho de gemas e jóias como objeto de políticas percebendo a inferência os agentes públicos e privados sobre o setor.
O resultado observado foi que o arranjo produtivo do Rio Grande do Sul possui três regiões com especializações produtivas e dinâmicas distintas.