Métodos Quantitativos
Universidade do Contestado – UnC
Gestão de Recursos Humanos
Acadêmico: Marcio de Souza Cruz
MEDIDAS DE POSIÇÃO E VARIABILIDADE
Pode-se afirmar que, as medidas descritivas são essenciais para a compreensão do comportamento do conjunto de dados. Assim, este Short Paper objetiva abordar as duas categorias de medidas descritivas existentes: medidas de posição ou tendência central; e as medidas de dispersão, sendo que, enquanto a primeira serve para dar uma noção usadas para saber a concentração dos valores médios da variável em estudo, as medidas de dispersão dão uma idéia acerca da maior ou menor concentração desses valores.
De modo mais simples, é possível dizer que a medida de tendência central visa determinar o centro de distribuição dos dados observados, dependendo, portanto, do centro da distribuição. No entanto, como o centro de um conjunto de valores nunca está definido, pode ser interpretado de várias maneiras, e por isso é chamada de tendência central. As principais medidas de tendência central são: média aritmética; mediana; e moda.
Tem-se a média aritmética, que é representada por X, quando dada a distribuição de freqüências, somam-se todos os valores da variável e divide-se pela freqüência total. Aliás, sobre a média aritmética de uma distribuição de freqüências, afirma-se: é da natureza da variável considerada; sempre existe, e quando calculada admite um único valor; não pode ser calculada quando os dados estiverem agrupados em classes e a primeira ou última classe tiverem extremos indefinidos; e sofre muito a influência de valores aberrantes.
A mediana, a exemplo da média, também tem o objetivos de caracterizar o centro de distribuição de freqüências. A mediana divide um conjunto ordenado de valores em duas partes iguais. Mas para isso, o cálculo é baseado na ordem dos valores que compõem o conjunto de dados. De modo mais simples, entende-se a mediana como ocupante da posição