tudo feito
Referências bibliográficas:
Diabetes gestacional: um algoritmo de tratamento multidisciplinar. Letícia Weinert, Sandra Pinho Silveiro, Maria Lúcia Oppermann,Cristiano Caetano Salazar, Bárbara Marina Simionato, Aline Siebeneichler, Angela Jacob Reichelt. Disponível em:HTTP//scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-273.
Saber identificar já no início da gestação, casos de diabetes gestacional, reduz o risco de mortalidade materna e fetal, e também um tratamento adequado para a gestante, para que seu pré natal transcorra de modo tranquilo,prevenindo assim, transtornos durante a gestação.E prevenindo também complicações associadas ao diabetes gestacional tanto para mãe, exemplo: a pré- eclâmpsia e ao bebê: como a prematuridade ou até mesmo a morte perinatal.
É definido como diabetes gestacional qualquer grau de tolerância a glicose, se ocorre durante a gravidez, e é importante definir um diagnóstico correto, pois se a gestante já possuía o diagnóstico, este é um caso de diabetes preexistente.
Um tratamento adequado nesta fase é muito importante, incluindo uma dieta alimentar e a prática de atividade física adequada a cada etapa da gestação e um rigoroso controle da glicemia, evitando assim um ganho de peso excessivo e redução dos níveis de glicose.
Quando necessário o uso de medicação, o artigo mostra como podem ser as diferentes formas de tratamento:
O tratamento mais usado é aplicação da insulina,via subcutânea, porém seu uso é definido como complexo durante a gestação e pode ser evitado se o uso de medicações orais obtiverem sucesso no tratamento , e juntamente com a dieta balanceada e a prática de atividade física adequada , pois este conjunto de cuidados pode ajudar no controle da glicemia.
Pode ser indicada o uso da metformina por via oral, também sob orientação médica, a glibenclamida e a ascarbose, ambos com segurança.
Uma monitoração adequada e rigorosa da glicemia é