Métodos de Propagação de Calor
Introdução
Calor é uma forma de energia térmica em transito, portanto a unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule (J).
Na pratica é muito usada outra unidade de calor que é a Caloria, muito antiga, do tempo do calórico, é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidade (SI). Caloria é definida como sendo a quantidade de calor que deve ser transferida de um grama de água para produzir a variação de temperatura de 1ºC, passa de 14,5 °C para 15,5 °C.
Como a termodinâmica é a parte da Física que estuda as causas dos efeitos de manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, que propaga de acordo com o meio material ou na sua ausência.
Na presença com o meio material a agitação de moléculas está associada a temperatura de um corpo, e que quando dois ou mais corpos que estão em temperatura diferentes um deles sede energia térmica para o outro, isto é, ocorre uma troca de calor. Já na ausência do meio material, o calor só se propaga através das ondas eletromagnéticas.
Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: Condução, Convecção e Irradiação.
Condução
Ocorre quando dois corpos de diferentes temperaturas são colocados em contado, nesse contado não há transporte de partículas ou de matérias, existe apenas transmissão de energia térmica do calor fornecido para um corpo, através de uma fonte de calor, que poderá ser uma parte do corpo, uma chama ou até condutores de calor, irá se aquecer. Quanto mais quente estiver a fonte do calor, maior será a vibração dos seus átomos, pois a energia térmica é transferida pela vibração dos átomos que produz colisões com os átomos vizinhos, até que todo corpo esteja aquecido.
Alguns materiais, por exemplo, madeiras, isopor, feltro e a cortiça são materiais que possuem seus elétrons externos fortemente ligados , o que não