Métodos de desenvolvimento de sistemas
TGS – TEORIA GERAL DE SISTEMAS
MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ACADÊMICOS:
DHIEGO MENDES
LAURO NEVES MAZIERO
LILIANE VALANDRO TOMÉ
WILIAN MARQUES KNAACK
ROLIM DE MOURA/RO – 16/05/2011
REFERÊNCIAS
http://www.unibratec.com.br/revistacientifica/n2_artigos/n2_lima_rr.pdf http://www.devmedia.com.br/post-1903-Metodologia-de-desenvolvimento-de-Software.html METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO
1. Uma metodologia de desenvolvimento constitui-se de uma abordagem organizada para se atingir um objetivo, possível por meio do cumprimento de um conjunto de procedimentos preestabelecidos. Desta forma, o produto se torna o componente mais importante de todo o processo de desenvolvimento.
2. É objetivo de uma metodologia definir de forma clara “quem” faz “o que”, “quando”, “como”, e até mesmo “onde”, para todos os que estejam envolvidos diretamente ou não com o desenvolvimento de software. Deve definir também qual o papel dos técnicos, dos usuários, e o da administração da empresa no processo de desenvolvimento. Com isso, evita-se a situação a qual o conhecimento sobre o sistema é de poucos, comumente apelidados, de “os donos do sistema”. Além disso, deve instruir um conjunto de padrões preestabelecidos, de modo a ser evitar a subjetividade na abordagem, a fim de garantir fácil integração entre os sistemas desenvolvidos.
3. Muitas vezes, o uso de uma metodologia é encarado como a Limitação da criatividade dos técnicos, ou como, acréscimo de burocracia, leia-se documentações, por muitos tidos como desnecessário a construção de software. Uma metodologia não deve limitar a criatividade profissional, mas deve ser um instrumento que determine um planejamento sistemático, que harmonize e coordena as áreas envolvidas. O que limita a criatividade não é a metodologia, mas os requisitos de qualidade e produtividade de um projeto.
4. Um método é abordagem técnica passo a passo para realizar uma ou mais tarefas indicadas na metodologia.