Artigo sobre teste unitário
Rafael Schadeck
Resumo. Este artigo tem como objetivo descrever o TDD (Test Driven Development), que é um método de desenvolvimento de software orientado a testes, mais especificamente com testes de unidade –ou Testes unitários, assim popularmente conhecidos- para cada função do sistema. O TDD é uma técnica que surgiu junto com o XP (Extreme Programming), que visa agilizar o processo de desenvolvimento de software com qualidade, testando o sistema desde a primeira linha de código.
1. Introdução
O processo de Engenharia de Software consiste em especificar, desenvolver e manter (“manutenir”) um sistema/software; dentro desta área de engenharia de software, existem diversos métodos que foram surgindo ao longo do tempo que visam agilizar os processos para determinadas tarefas, visando sempre a velocidade de desenvolvimento aliada à qualidade do produto final. Dentre estes vários métodos, citaremos um dos métodos ágil, o XP (Extreme Programming), que é um método, que, basicamente funciona para projetos que necessitam da rápida adaptação de requesitos e premissas. Junto com esse método, nasceu uma metodologia de desenvolvimento ágil que é conhecida como TDD (Test Driven Development), que é o desenvolvimento orientado a teste; onde o desenvolvedor aplica os requisitos do sistema em seus testes, para a partir dali começar a programar e adaptar o código sempre que necessário, para satisfazer os testes pré-programados.
2. O Teste Unitário no Processo de Desenvolvimento de Software
Ao longo do tempo, quando os processos da engenharia de software começaram a buscar diretamente a qualidade dos sistemas, os testes começaram a se tornar cada vez mais importantes nesses processos, pois, além de garantir que tal funcionalidade esteja funcionando, ajudam na localização dos erros antes que o sistema seja devolvido ao cliente. Os testes unitários –ou Teste de Unidade- são os testes que são programados para funções