Métodos de custeio
* Introdução
Os métodos de custeio objetivam identificar os gastos inerentes ao processo produtivo, acumulando-os de forma organizada aos produtos.
Estes custos podem ser aplicados a diferentes objetos tais como: produto,departamentos, atividades, processos, ordem de produção, ou outras formas que o gestor possa demonstrar interesse.
Segundo Padoveze (2003, p.327), métodos de custeio “é o processo de identificar o custo unitário de um produto ou serviço ou de todos os produtos e serviços de uma empresa”.
Entre os diversos métodos atualmente existentes, os de uso mais comum têm-se o custeio por absorção, o custeio variável/direto.
Custeio se classifica como método de apropriação dos custos. Denominado em dois tipos de custeio, são eles custeio por absorção e custeio variável. Sua diferença conceitual é se os custos fixos, diretos ou indiretos serão levados em consideração quanto à avaliação dos estoques, ou seja, o custeio por absorção engloba todos os custos (fixos e variáveis) aos produtos e o custeio variável classifica apenas os custos variáveis como custos inventariáveis. O método por absorção surgiu sob a derivação do sistema Alemão no século XX chamado de custeio pleno ou RKW, o seu objetivo principal é apurar o custo unitário do produto fabricado. Já o custeio variável surgiu devido à preocupação em achar alternativas que desempenham suporte aos administradores, ele fundamenta-se na ideia que os custos e as despesas deveriam ser inventariais, que serão aqueles que são considerados diretamente como processo produtivo. Sendo assim se o preço unitário for apurado pelo custeio por absorção ele será maior do que o mesmo sendo apurado pelo custeio variável. Tanto o variável quanto o por absorção tem os seus próprios métodos de apurar o custo de produção e chegando ao preço unitário, consiste em serem classificados os custos e despesas em