Matematica financeira
Módulo: 2 – Juros Simples e Compostos Atividade: Individual
Título: O Valor do Dinheiro ao Longo do Tempo
Aluno: Luana
Disciplina: Matemática Financeira Turma: MBA Finanças 8 - Outubro 2012 - Turma B
Introdução
O custo do dinheiro em um determinado período e a existência dos juros são os princípios básicos da matemática financeira. Seguindo esta linha de raciocínio, Puccini define os juros como sendo a remuneração do capital, a qualquer titulo e o custo do dinheiro cresce no tempo ao longo dos períodos, devido à taxa de juros por período.
Há dois tipos de juros, os juros simples que são calculados sempre sobre o valor principal com crescimento linear e os juros compostos, que são gerados a cada período, ou seja, são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte, sendo que, esse juros se torna o mais usado no mercado financeiro, pois o dinheiro cresce mais rapidamente com um crescimento exponencial.
Justificativa
Analisando o gráfico abaixo, é possível entender melhor os crescimentos dos dois tipos de juros citados na introdução.
Gráfico 1: Juros simples X Juros Compostos
Analisando o gráfico 1 note-se que com o decorrer do tempo os juros compostos tem um crescimento maior quando comparado ao juros simples.
Os exemplos abaixo ajudam a entender melhor a diferença entre a capitalização simples e capitalização composta:
A empresa Sermat Montagem e Instalações Industriais Ltda ganhou uma licitação da Petrobras para a fabricação de um equipamento em uma refinaria do grupo, porém a Sermat não dispõe de todo o capital necessário para a fabricação do equipamento, neste caso terá que recorrer há uma CAPTAÇÃO DE RECURSO. Após um reunião de diretoria foi decidido que era precisaria tomar um empréstimo.
Calcule o valor montante acumulado em 3 meses, a partir de um principal de R$ 10.000,00 há uma taxa de 5% a.m, no regime de juros simples.
Pode-se traduzir