Métodos da Contabilidade
O Metodo das Partidas Dobradas, foi descrito pela primeira vez em 1494, na Itália por Luca Pacioli em seu famoso livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità”.
Este método tem por embasamento a ideologia de que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.
Um aspecto interessante deste método, é que a todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa, sendo que se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado, sendo também definidos, como a retirada de recursos, isto é, é como se estivesse retirando recursos de uma conta, repassando-as a outra.
Por conta deste método, Frei Luca Pacioli é reconhecido até hoje como o pai da Contabilidade no mundo todo, tendo grande disseminação esta ideologia, tanto naquela época como hoje, sendo totalmente aceita e adotada pelas entidades contábeis, sendo um dos maiores métodos utilizados e relevantes até hoje.
Plano de Contas
O Plano de Contas é o conjunto de contas, ou seja, grupos patrimoniais representados por bens direitos e obrigações, que dirigem os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos relacionados à entidade, tendo também como finalidade, servir de base para a elaboração das demonstrações contábeis.
Esta ferramenta contábil é indispensável para o trabalho de um contador, bem como os registros das contas, para estes fatos contábeis.
Para cada tipo de entidade e seu ramo de atuação, haverá um tipo de plano de contas que atenda ao seu volume e a sua necessidade.
Para se montar um plano de contas é necessário primeiramente se atentar a alguns objetivos principais, para a sua eficiência, como satisfazer a necessidade de informação da administração da empresa, ha elaboração deve estar em conformidade com as normas de contabilidade e, se adaptar as influencia indiferentes as entidades.
O modelo de plano de contas abaixo vem trazendo a