Obesidade
A obesidade é uma doença crônica. Pode ser definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios genéticos ou endócrino-metabólicos.
O ambiente moderno é um potente estímulo para a obesidade. A diminuição dos níveis de atividade física e o aumento da ingestão calórica são fatores determinantes ambientais mais fortes. Por isso, é importante estar sempre alerta ao peso.
O índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador para o diagnóstico do sobrepeso e da obesidade.
Para prevenção e, até mesmo a perda do sobrepeso, atente-se às dicas abaixo:
CONTROLE SEUS ESTÍMULOS
O controle de estímulos pode ser utilizado para modificar situações que antecedem o comportamento disfuncional, como, por exemplo, o comer em excesso ou a inatividade física. Alguns exemplos de aplicação desta estratégia seriam:
• Programar as compras no supermercado mantendo alimentos proibidos fora da lista de compras;
• Estimular a atividade física evitando de recursos tecnológicos como controle remoto e/ou uso demasiado do carro quando é possível caminhar;
• Evitar atividades previamente associadas ao comer em excesso, como, por exemplo, comer em frente da televisão ou comer no cinema. Confinar alimentação há um local específico e limitar o acesso à comida durante a refeição;
• Evitar ser o responsável pela alimentação de outros.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Identificar problemas relacionados ao excesso de peso; buscar possíveis soluções e estratégias; aplicar e testar a eficácia das estratégias no dia-a-dia e selecionar aquelas que propiciam a modificação de comportamento. O objetivo desta estratégia é buscar novos padrões de comportamento que auxiliam na perda e manutenção de peso.
REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA
Consiste em modificar o sistema de crenças, visando a uma reestruturação cognitiva.