Métodos Contraceptivos
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.
Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde, etc.
É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.
Dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que sãoirreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários,são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Osmétodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos,são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.
A SEGUIR APRESENTAREMOS OS PRINCIPAIS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS UTILIZADOS:
Tabelinha
É um método que consiste na observação do ciclo menstrual e fértil da mulher, possibilitando determinar os dias em que poderá ter relações sexuais com menor risco de engravidar.
Todo mês, a mulher deve marcar em um calendário a data de início da menstruação para verificar o número de dias que durou cada ciclo menstrual. Isto deve ser realizado por no mínimo seis meses, para que se tenha uma informação mais exata do período fértil. Após anotar as datas ela deverá:
- Subtrair 18 do ciclo mais curto, obtendo o dia do início do período fértil.
- Subtrair 11 do ciclo mais