Métodos contraceptivos
As doenças venéreas, também conhecidas como DST (doenças sexualmente transmissíveis) são infecções transmitidas através da relação sexual sem proteção. Essas doenças são causadas por vírus, fungos, bactérias e protozoários.
Um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes contra essas doenças é o preservativo (camisinha), pois os fungos, vírus e bactérias são transmitidos pelo sêmen, e por fluidos sexuais.
Essas doenças devem ser tratadas rapidamente e corretamente, pois o desenvolvimento delas no corpo humano pode acarretar problemas severos, essas doenças podem se transformar em câncer e levar a pessoa ao óbito.
Algumas doenças
Sífilis
O agente causador da sífilis é uma bactéria conhecida como Treponema pallidum. No início, a doença ataca as vias urinárias e genitais, podendo, caso não tratada, espalhar-se para o sistema cardiovascular e nervoso. Gerando uma infecção generalizada, pode levar o doente a morte. Nas mulheres doentes, o aborto e o parto prematuro são algumas das consequências.
Gonorreia
Está doença ocorre após o contato com a bactéria conhecida por Neisseria gonorrheae. Causa um grave inflamação na uretra e, quando não tratada, pode espalhar-se pelo sistema genital, vias urinárias, reto e articulações. Se não tratada corretamente, a doença se desenvolve, podendo levar o doente a outros problemas como, meningite, problemas cardíacos e artrite.
Clamídia
A bactéria Chlamydia trachomatis é o agente causador da doença. Ela ataca os canais urinários e sistema genital, causando inflamação nestas áreas. Se não tratada, pode chegar a uma infecção crônica, gerando a infertilidade no homem. Em mulheres, as complicações também são graves: infertilidade, dores pélvicas, formação de abscessos, entre outras complicações.
Tricomona
Esta doença é causada por um protozoário do gênero Trichomonas Donne. Este protozoário pode instalar-se nos sistemas genital e digestivo. Provoca quadros inflamatórios na uretra