Método socrático
MÉTODO EDUCACIONAL SOCRÁTICO
Centro Universitário Claretiano
Filosofia
Paidéia
Prof. Fábio Pestana Ramos
BELO HORIZONTE
2012
INTRODUÇÃO
Sócrates não deixou nada de escrito, pois adotava o diálogo como forma de despertar o conhecimento das pessoas. Viveu exclusivamente pelo diálogo, pois considerava a obra escrita como algo incapaz de nos proporcionar o mesmo que a palavra entre duas pessoas.
Em geral, o método dialético de Sócrates è constituídos por dois momentos fundamentais: *Ironia: A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. (BRASIL ESCOLA. Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/ironia-maieutica-socrates.htm Acesso em 03 de Abril de 2012 ás 21:38) *Maiêutica: s.f. Na filosofia socrática, arte de levar o interlocutor, através de uma série de perguntas, a descobrir conhecimentos que ele possuía sem que o soubesse (DICIONÁRIO ON LINE DE PORTUGUÊS. Disponível em: http://www.dicio.com.br/maieutica/ Acesso em 03 de Abril de 2012 ás 21:30) Após dissertar sobre o método educacional de Sócrates, estabelecerei uma relação entre a dialética do filósofo e o método proposto pelos Sofistas.
Ironia Socrática Essa primeira etapa do método socrático corresponde ás dores do parto, na qual Sócrates procura destruir a suposta coerência do raciocínio de seus interlocutores, fazendo com que estes percebam suas próprias contradições ou ignorância. Através de suas interrogações, o filósofo mostrava aos seus interlocutores que o ponto de chegada se contradizia com o ponto de partida. Passa se da certeza á dúvida e do presumível saber ao questionamento dos seus pressupostos. Ao contrário do que hoje se entende por ironia, a Ironia Socrática não se tratava de um