Método Indutivo
“Uma das características mais marcantes da sociedade brasileira é o fato de ela ser resultado da mistura dos povos e das culturas que para cá vieram, por vontade própria ou à força.” (pág. 128)
“Assim, quando falamos em mestiçagem do povo brasileiro, estamos nos referindo basicamente às misturas entre os africanos e os povos que eles encontraram aqui, principalmente portugueses e indígenas.” (pág. 129)
“Mas a suspeita que um dia recaiu sobre o negro, sempre um possível escravo, continuava a pairar sobre os indivíduos de pele mais escura: um arruaceiro ou contraventor em potencial aos olhos da ordem dominante.” (pág. 130)
“Mesmo hoje em dia, apesar de existirem leis proibindo esse tipo de descriminação, não são raras as ocasiões em que se tenta dificultar, ou mesmo proibir, a entrada de negros em determinados lugares.” (pág. 131)
“No Brasil as religiões africanas foram transformadas, ritos e crenças de alguns povos se misturaram com os de outros, e com os de portugueses, mas nesses processos muitas características africanas foram mantidas.” (pág. 132)
“Proibidas no passado, depois toleradas, as religiões afro-brasileira são cada vez mais consideradas religiões tão válidas quanto a outra qualquer.” (pág. 133)
“Mas com a racionalização do homem contemporâneo, fica mais fácil revitalizar as diferenças entre a crença em santos milagrosos ou ancestrais que interferem na vida dos vivos.” (pág. 134)
“Ainda no que toca aos aspectos materiais da vida é bom lembrar que muitas técnicas de produção e de confecção de objetos foram trazidas para o Brasil por africanos, que além da sua força de trabalho também nos deram alguns de seus conhecimentos.” (pág. 135)
“Os artesões e especialistas trouxeram não só suas técnicas mas também seus padrões estéticos, presentes nas formas, nas decorações, nas cores