metodo indutivo
A indução apresenta duas formas:
Completa ou formal: Ela não se induz de alguns casos, mas de todos, sendo que cada um dos elementos inferiores é comprovado pela experiência.
Incompleta ou cientifica: Permite induzir de alguns casos adequadamente observados, e às vezes de uma só observação, aquilo que se pode dizer dos restantes da mesma categoria. (Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Científica", Editora Atlas S.A., São Paulo SP. 1991).
Problemas nas amostras que interferem na força indutiva do argumento:
Amostra insuficiente: ocorrem enganos nas amostras quando a generalização indutiva é feita a partir de dados insuficientes para sustentar a generalização.
Amostra tendenciosa: o engano da estatística tendenciosa ocorre quando uma generalização indutiva se baseia em uma amostra não representativa da população. (Disponível em: http://xa.yimg.com/kq/groups/24695084/1104185918/name/M%C3 %A9todos+-+MTA+2012.ppt Acesso em:14/04/2013 ás 19:50)
Conclusão Ao término deste trabalho, podemos perceber que no método indutivo, o pesquisador, usa como base algumas experiências e através dos resultados obtidos, conclui que todos os demais