MÉTODO DE CONDICIONAMENTO EVAPORATIVO EM AMBIENTES
348 palavras
2 páginas
MÉTODO DE CONDICIONAMENTO EVAPORATIVO EM AMBIENTES: APLICABILIDADE NO CONFORTO TÉRMICO EM ESPAÇO DE ENSINO/PRÁTICA BRUM, C. M. (Arquiteto e Urbanista – Professor URI/FW).
AMBROSIO, F. C.; CHEQUIN, C. P.; DALAGNOL, T.; JOHANN, L. R.; MACHADO, L. M. (Acadêmicos - Arquitetura e Urbanismo URI/FW).
Em regiões com climas quentes, onde as altas temperaturas podem comprometer o conforto ambiental, pode-se utilizar varias tecnologias para amenizar a sensação térmica dos ambientes. Uma delas é o resfriamento evaporativo onde utiliza fenômenos naturais por meio de processos induzidos ao qual a água e o ar são fluídos de trabalho, utilizando a evaporação de água através da passagem de um fluxo de ar, ocasionando redução na temperatura do ar. O objetivo deste trabalho é verificar as vantagens oriundas do método de resfriamento evaporativo visando o uso adequado em ambiente de ensino/prática. [1] CAMARGO, J. R. (2004) considera que os sistemas evaporativos melhoram a qualidade do ar interior devendo ser utilizados como conservadores de energia e redutores de emissões de *CFC e **CO2. Realizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento arquitetônico no Laboratório de Projetos da ***URI, (Sala 106-D). O ambiente apresentou vantagens quanto ao uso de ventilação cruzada atendendo ao aspecto térmico, porém verifica-se a necessidade de métodos alternativos nos períodos de calor intenso. Sugere-se a inserção do método de resfriamento evaporativo direto em época de calores intensos (verão) ao ambiente, sendo dispensável em épocas de frio, pois o calor sensível se transforma em calor latente, com isso quanto mais baixa a umidade relativa, mais baixa a temperatura obtida, com isso, entende-se que o uso desse método apresenta benefícios ambientais e econômicos aos usuários inseridos em épocas apropriadas como o verão, esta abordagem entra em consonância com a disciplina de Conforto Ambiental I, existente na grade curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ***URI.