Máquinas e Equipamentos de Terraplenagem
CAMPUS CENTRAL NATAL – CNAT
CURSO TÉCNICO DE ESTRADAS
Máquinas e Equipamentos
“EQUIPAMENTOS DE TERRAPLENAGEM”
(NOTAS DE AULA – 1a UNIDADE)
PROF. ALEXANDRE DA COSTA PEREIRA
MAIO DE 2014
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM TERRAPLENAGEM
I- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Equipamentos e equipes de terraplenagem em solo:
O serviço de terraplenagem compreende quatro etapas. Para cada uma das etapas corresponde a determinado equipamento projetado para executá-la:
•
Escavação – ex.: trator de esteira (TE);
•
Carregamento – ex.: pá carregadeira (PC);
•
Transporte – ex.: caminhão basculante (CB);
•
Espalhamento – ex.: motonivelador (MN).
A parte principal de um trator de esteira é a lâmina escavadora. Esta é constituída por uma base, e por lâminas de corte e cantos de lâmina trocáveis.
A esteira metálica permite o uso do TE em quase todos os tipos de terrenos.
A pá carregadeira é projetada única e exclusivamente para o carregamento, não sendo aconselhado o seu uso para outros fins.
A motoniveladora é projetada para espalhamento do material descarregado e para acabamento, por raspagem, de superfícies.
O motoscraper (MS) é projetado para executar as quatro etapas do serviço de terraplenagem. O MS é constituído basicamente por um cavalo-mecânico tracionador e por uma caçamba (scraper) capaz de executar a escavação, o auto-carregamento, o transporte e o espalhamento do material escavado.
O moto-scraper (MS) comum não tem tração suficiente para iniciar a escavação, sendo necessário o auxílio de um TE sem lâmina, denominado pusher (empurrador), empurrando o MS no início da escavação. Rapidamente o MS atinge sua velocidade normal de escavação, ficando o pusher liberado para auxiliar no início de escavação do próximo MS. O MS faz o empalhamento em movimento, simplesmente deixando o material cair.
Como a superfície formada é muito irregular, é necessário o