Máquinas Térmicas
Introdução
A máquina térmica é um dispositivo que transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de converter calor em trabalho. Tanto as máquinas térmicas a vapor, que operam com o vapor d'água produzido em uma caldeira, quanto às máquinas térmicas de combustão interna que operam devido aos gases gerados pela queima de combustíveis, têm seu funcionamento baseado no aumento da energia interna das substâncias envolvidas e no trabalho realizado, e tanto a energia interna, quanto o trabalho, dependem da quantidade de energia na forma de calor que foi transferida à substância.
A palavra máquina origina-se do grego mechane que significa qualquer dispositivo engenhoso ou invenção. Uma máquina é definida como um aparelho composto por várias partes com funções definidas.
Justificativa pelo tema
Pois todos da equipe gostam do assunto, é um assunto muito interessante, para assim trazer também novas experiências e para um melhor aperfeiçoamento do tema dado.
Objetivo
Aprimorar nossos conhecimentos sobre o assunto, ficarmos mais ligados de o por que algumas coisas do nosso dia a dia acontecerem, construir uma máquina térmica observando a transformação do calor em trabalho mecânico e a realização de trabalho variando a energia interna de um sistema a partir de reação química
Três objetivos específicos
Novas experiências
Mais conhecimento
Aplicar e provar na prática, o que aprendemos dentro da sala de aula.
Desenvolvimento
Máquinas térmicas são máquinas capazes de realizar trabalho a partir da variação de temperatura entre uma fonte fria e uma fonte quente. A grande maioria dessas máquinas retira calor de uma fonte quente. Parte desse calor realiza trabalho e a outra parte é jogada para a fonte fria, definindo, dessa forma, a eficiência da máquina. Uma máquina térmica tem maior eficiência quando ela transforma mais calor em trabalho,