Máquinas térmicas
TRABALHO DE MÁQUINAS TÉRMICAS - I
Prof. Rogério da Silva Campos Data:___/___/______
Aluno (a): ____________________________________Matricula:__________
Aluno (a): ____________________________________Matricula:__________
Aluno (a): ____________________________________Matricula:__________
Turma: única 8º Período Engenharia Mecânica
Por que o álcool faz o motor do carro ficar mais potente que a gasolina se a sua combustão é menos ‘quente’ que a gasolina?
- Hideo Sudo
Na verdade não se trata de uma combustão ser mais ou menos quente. O álcool é um combustível mais frio sim e, assim, sua capacidade de queima é menor se comparada a gasolina. A concepção de um motor a álcool não difere de um motor à gasolina, porém conta com algumas particularidades próprias que compensam e por consequência o torna mais potente que a mesma versão a gasolina. Por exemplo:
1 – A taxa de compressão é maior e esse fator já torna o motor mais potente. Essa taxa é uma relação entre o volume do cilindro e a câmara de combustão, o que na prática indica o espaço que a mistura ar-combustível pode ocupar quando o pistão está embaixo e quando está em cima. Quanto maior a taxa de compressão, maior o rendimento térmico do motor.
2 – O cabeçote conta com câmaras de compressão de menor tamanho, cuja finalidade é permitir uma maior taxa de compressão.
3 – Os pistões têm superfície plana, também para aumentar a compressão.
4 – A bomba de combustível tem maior vazão, o que faz circular maior volume.
5 – Os bicos injetores, que pulverizam o combustível para dentro do motor, também são 30% maiores e desse modo permitem maior entrada de combustível dentro do motor.
6 - As velas de ignição são tipo quente.
Essas são as características para um motor exclusivamente a álcool. Já o motor bicombustível possui um ajuste intermediário para queimar tanto a