Máquinas Térmicas simples
Nome: Guilherme Kisluk Nº: Marco Antonio Vanessa Costa Victor Hugo Vitor Arruda SUMÁRIO
1. Introdução .................................................... 03
2. História das máquinas térmicas ................. 04
3. Como elas funcionam .................................. 05
4. Rendimento de uma máquina térmica ...... 06
5. Máquinas térmicas no nosso cotidiano ...... 07
6. Bibliografia ................................................... 08
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos falar sobre máquinas térmicas simples, que são basicamente, dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica. Elas são utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Posteriormente, elas serão explicadas de uma forma ampla, abordando desde sua história, até seu funcionamento.
HISTÓRIA DAS MÁQUINAS TÉRMICAS
O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas. Posteriormente, por volta de 1712, essa máquina de Savery foi aperfeiçoada por Thomas Newcomen e passou a ser utilizada também para elevar cargas.
No entanto, as máquinas térmicas obtiveram destaque de fato apenas no século 18, quando James Watt (1736 – 1819), em 1763, criou uma máquina que possuía maior eficiência do que as que eram até então conhecidas. Assim, elas passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala, o que foi de enorme contribuição para a Revolução Industrial.
Foi em 1904 que as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas para