máquina de heron
Podemos definir Máquinas Térmicas como sendo máquinas que partem do princípio que se pode transformar energia térmica em energia mecânica.
A Maquina térmica movida a vapor é a denominação dada a qualquer motor que funcione pela transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água. A pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permite o movimento das rodas de potentes locomotivas. Pode ainda ser empregada, pela transformação em energia cinética, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulsionam geradores elétricos e gigantescos transatlânticos. Bombas, bate-estacas e muitas outras máquinas são comandadas por máquinas à vapor.
Costuma-se imaginar a Antiguidade Clássica como uma espécie de estagnação tecnológica. Entre as Guerras Greco-Persas e a queda do Império Romano, são quase 900 anos em que nada de novo parece ter sido criado. Por isso, não deixa de ser inquietante descobrir que já existiam coisas como portas automáticas e motores a vapor.
O desenvolvimento da máquina à vapor no século XVIII contribuiu para a expansão da indústria moderna. Até então, os trabalhos eram executados na dependência exclusiva da potência dos músculos dos operários e da energia animal. Do vento ou da água. Uma única máquina à vapor realizava o trabalho de centenas de cavalos. Fornecia a energia necessária para acionar todas as máquinas de uma fábrica.
Uma locomotiva à vapor podia deslocar cargas pesadas a grandes distância em um único dia. Os navios à vapor ofereciam transporte rápido, econômico e seguro
Nesse trabalho iremos apresentar o aeolipile, também conhecido como motor de Hero, um motor a jato estilo foguete que gira quando aquecido, a maquina térmica mais antiga conhecida datada do primeiro seculo dC. Hero de Alexandria descreveu o dispositivo , e muitas fontes dão a ele o crédito por sua invenção . O nome - derivado das palavras gregas Aeolos e pila - traduzido como a bola