Máfia: origem, desenvolvimento e atualidade.
Origem, desenvolvimento e atualidade.
Gabriel Lucas Kanaan
Acadêmico de Relações Internacionais – FAABA gabrielkanaan.ri@gmail.com A Máfia é uma “instituição” criminosa dividida em diversas famílias, as quais possuem uma hierarquia bem definida. Segundo Grabianowski “o líder de cada família é conhecido como chefão ou dom”. No cinema, ficou imortalizada pela trilogia “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola e por comédias como: “ A Máfia no Divã” e “Mickey olhos azuis”.
Diante das representações e do imaginário criado por esta instituição, propomos uma pesquisa para contextualizar sua história e ver como atua nos dias atuais. Caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa, analítica, descritiva e comparativa, que teve como fontes livros, artigos científicos e matérias em sites informativos.
Essa instituição teve sua origem na Itália, na Idade Média, com lavradores que queriam dividir as terras dos senhores feudais; para isso, juntaram-se e começaram a destruir o gado e as plantações. Os senhores feudais que não desejassem sofrer depredação do seu patrimônio, deviam fazer acordos com os “mafiosos” para ganhar proteção. Com o tempo, esses lavradores começaram a ter mais poder que os próprios senhores feudais, dando origem às primeiras famílias mafiosas. A Máfia foi evoluindo ao longo do tempo seguindo esse padrão de acordos. Mancini (s.a., p. 8) destaca:
“A máfia se caracteriza pelo planejamento empresarial; antijuridicidade; diversificação de área de atuação; estabilidade dos seus integrantes; cadeia de comando; pluralidade de agentes; compartimentação; códigos de honra; controle territorial e fins lucrativos (benefícios econômicos).” Com isso, o poder dela foi ficando cada vez maior. Segundo Grabianowski, a ocupação norte-americana da Sicília durante a II Guerra Mundial ajudou os mafiosos a ascenderem socialmente,