myriapodes
Aluno: Ricardo Schwab Dias Carneiro Professor: Eduardo Disciplina: Invertebrados III
Características da Superclasse Myriapoda
10/06/13
Myriapoda
O subfilo Myapoda possui 4 classes, Chilopoda, Diplopoda, Symphyla e Pauropoda, sendo os mais conhecidos centopéias e milípedes respectivos as duas primeiras classes. Os miriápodes atuais são terrestres com cerca de 11.460 espécies vivas descritas até o momento. Apresentam o corpo dividido em 2 tagmas, cabeça e tronco, corpo multissegmentado. Possuem os seguintes apêndices cefálicos em pares: antenas, mandibulas, primeiras maxila e segundas maxilas. São unirremes, ocelos simples, excreção através dos túbulos de Malpighi.
Classe Diplopoda
Conhecidos como piolho-de-cobra, medem de 1 a 30 cm, possuem de 12 a 192 diplossegmentos (2 somitos fusionados, tendo conjunto dorbrado de órgão e estruturas) com dois pares de pernas, de espiráculos, gânglios e de óstios cardíacos. Cada diplosegmento tem um tergito, duas pleuras e 1 a 3 esternitos. Os segmentos anteriores possuem pernas suprimidas, primeiro segmento do corpo sem pernas (colo), antenas simples com 7 articulações, primeiras maxilas fundidas (gnatoquilário), gonosporos no 3º segmento. Exoesqueleto calcário,podem enrolar o corpo em uma espiral ou esferas quando ameaçados,possuem glândulas repugnantes podendo causar irritações na pele e nos olhos, possuem bolsa traqueal com numerosas traqueias (espiráculos) localizadas ventralmente e sem válvulas, excretam através de túbulos de Malpighi. São rastejantes e podem subir superfícies lisas por terem grande força de tração. Maioria herbívora alimentam-se de vegetais em decomposição no solo, o trato digestivo é um tubo reto.
Classe Chilopoda
Segmentos não fundidos, cada um com um par de pernas, sendo o primeiro garras venenosas, que ficam alojadas na cabeça( maxilípides), 15 a 193 segmentos do