Mux-demux
O multiplexador ou mux é um circuito combinacional dedicado, ou seja, composto de portas lógicas (principalmente portas E), possuindo duas ou mais entradas e somente uma única saída. Sua finalidade é selecionar uma de suas entradas e conectando-a eletronicamente a sua única saída. Esta operação é denominada multiplex ou multiplexação. A seleção da entrada que será conectada à saída é feita através de sinais de controle denominados variáveis de seleção, aplicados ao controle do mux.
Como exemplo, quando se escolhe um canal de televisão através do controle remoto, se efetua na verdade uma seleção ou multiplexação entre as várias emissoras existentes. As emissoras correspondem às entradas, a tela de TV à saída e o controle remoto faz a função das entradas das variáveis de seleção. É possível fazer uma analogia com uma chave de seleção de várias entradas e uma saída:Denomina-se codificador (encoder) o circuito combinacional que torna possível a passagem de um código conhecido para um desconhecido, e decodificador (decoder) que faz o inverso.
No mux, o número de entradas é dependente do número de variáveis de seleção pela relação abaixo: n = 2m
n - número de canais de entrada; m - número de variáveis de seleção.
Em um mux com duas variáveis de seleção (m=2) podem ser ter quatro combinações possíveis destas variáveis (00, 01, 10, 11) podendo selecionar quatro canais de entrada (n=22=4). Com três (m=3) podem ser obtidas oito combinações diferentes (000, 001,...) sendo possível selecionar oito canais de entrada (n=23=8). Dentre as inúmeras aplicações nos sistemas digitais podemos citar:
◦ ◦ ◦ ◦ ■ ■ ■ ■ seleção de informações digitais para um determinado circuito; seleção de informações digitais para transmissão a um outro sistema digital; serialização de informações de vários bits; implementação de expressões booleanas.
Um Mux de dois canais ou