mutaçoes deleterias
Uma mutação deletéria é aquela que provoca uma modificação em determinada informação (gene) de forma que o novo alelo produzido a partir dela cause prejuízo ao organismo.
Considerando que a natureza permanece estável por longo tempo, os organismos que conhecemos em seus ambientes naturais podem ser considerados como estando bem adaptados ao seu meio. Deste modo, a maioria das mutações que ocorrem na descendência, que é devida inteiramente ao acaso, é deletéria para a espécie dependendo do genoma em que ocorre.
Novas combinações do material genético são formadas através da recombinação de genes que ocorre na meiose, durante a reprodução sexuada. A seleção natural elimina as mutações deletérias e preserva as combinações disponíveis que estão melhor adaptadas ao ambiente.
Porque a maioria das mutações são recessivas ?
Cerca de dois terços de todas as mutações são recessivas. Isso significa que elas aparecem apenas nos descendentes que herdam a mesma mutação de ambos os genitores. Mutações recessivas não podem ser eliminadas rapidamente, pois a seleção natural só pode eliminar a descendência doente, não os dois terços que, embora carreguem a doença e a transmitam, não são eles mesmos afetados.
Além disso, as mesmas mutações tendem a se repetir. Por causa disso e da dificuldade de se eliminar mutações recessiva.
Avalie os efeitos a curto e a longo prazo da irradiação em massa da população humana.
s
s
s
s