Musicoterapia
(UNIVAP)
PSICOLOGIA E HUMANIZAÇÃO
ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES GRAVES.
Nome:Luana Faria Prof:Evanize
São José dos campos
2012
O que é musicoterapia?
Musicoterapia é uma forma de tratamento que utiliza a música para ajudar no tratamento de problemas,tanto de ordem física quanto de ordem emocional ou mental.
A musicoterapia como disciplina teve início no século xx,após 2 guerras mundiais,desde então a música vem sendo incorporada a práticas alternativas e terapêuticas.
Pesquisadores do Duke (University Hospital), constataram que o uso de certas músicas e elementos musicais podem aumentar a sensação de conforto e reduzir o medo.
Podendo resultar em uma recuperação mais eficiente.
Musicoterapia em UTI neonatal
Bebês começam a formar senso de confiança quando suas necessidades são supridas.
O bebê é sensível ao componente rítmico que se iniciou no útero com os batimentos cardíacos que lhe ofereceu ordem e calma confortando durante a gestação.
Geralmente acalantos cantados por vozes femininas, podendo utilizar também sons intra-uterinos ao fundo elevam a saturação de oxigênio e favorece o ciclo do sono e o ganho de peso, leva também a menor irritabilidade e a melhora da capacidade de sucção.
Musicoterapia na Pediatria.
A música e o brinquedo são elementos que fazem parte da vida imaginária das crianças,e de sua relação com o mundo,tocar instrumentos ou criar canções e interagir por meio da música favorece a socialização e elevam a auto-estima das crianças.
Auxilia na concentração, respiração e batimentos cardíacos.
Musicoterapia na oncologia.
O uso de canções para pacientes com câncer oferece apoio e meios para melhor lidar com o processo de tratamento e suas implicações,desenvolvendo confiança e conforto por meio de letras que tenham expressão emocional que