Musicoterapia para Gestantes
Ao longo deste projeto, será tratado como tema principal a Musicoterapia em mulheres gestantes, ou seja, das maneiras em que a música ajuda durante todo o processo da gravidez, e de como age para com o psicológico da mãe e até do próprio bebê.
Grande parcela da população atual brasileira, desconhece os benefícios trazidos pela música, no processo musicoterápico em gestantes e em seus respectivos bebês, o que me trouxe a grande curiosidade em pesquisá-lo, e em apresentá-lo para a sociedade, para também a incluir nessa interessante e que causa grande prazer, terapia ocupacional, já usada por boa parte do mundo.
O trabalho também pretende mostrar onde e como conseguir os tratamentos com música, irá contar depoimentos a partir de pesquisas de campo com pacientes que passam/ou já passaram pela terapia, relatando como ela é realizada, e os benefícios trazidos pela mesma durante todo o processo gestacional.
Além de todo o assunto específico, que será a “Musicoterapia para com gestantes e seus bebês”, o trabalho ainda terá uma explicação geral sobre a terapia, em outras situações/necessidades de cada paciente, e retratará os objetivos trazidos pela música em todos os casos.
JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido devido ao fato de que grande parte da população desconhece o uso da música como um tipo de terapia ocupacional que também pode beneficiar em gestações. Sendo assim, este “Trabalho de Pesquisa Individual” desenvolvido pelo colégio, trouxe a oportunidade para que eu possa apresentar a todos como e o quanto a música ajuda no desenvolvimento gestacional tanto para a criança, quanto para os pais da mesma.
RESUMO
O Trabalho de Pesquisa Individual: MUSICOTERAPIA: “O som que embala e acalma a relação mãe-bebê no período gestacional”, explica o que é a musicoterapia, como utilizá-la, quais são os processos, a função do musicoterapeuta, os objetivos da prática musicoterápica e traz artigos sobre o