Musica HTML
Coladera
MUSICA DE CABO VERDE
Musica tradiçon d’nôs terra
Funana
Batuke
Tabanka
Morna
MUSICA
Este Kiosk Musical destina-se a todos os que gostam de musica
Cabo Verdiana e aos que por alguma razão estão interessados em saber mais sobre a sua historia.
Seja bem-vindo, esperamos que o conteúdo seja do seu agrado.
Muito obrigado a todos os nossos visitantes.
Contacto: Rafael Lobo pacalelilobo@gmail.com Home
COLADERA
Coladera
Funana
Batuke
Tabanka
COLADERA-PARA
Morna
Como gênero musical, a coladeira caracteriza-se por ter um andamento variável de allegro a andante, um compasso binário e na sua forma mais tradicional, ter uma estrutura harmónica baseada no ciclo de quintas, enquanto que a estrutura poética se organiza em estrofes que vão alternando com um refrão. A coladeira é quase sempre monotónica2 , ou seja, composta apenas numa tonalidade. Composições que utilizam mais do que uma tonalidade são raras, e geralmente trata-se de passagens de uma tonalidade menor para maior, ou vice-versa.
DANÇAR
Home
FUNANA
Coladera
Funana
Batuke
Tabanka
Morna
FUNANA-PARA
FESTA
Como género musical, o funaná caracteriza-se por ter um andamento variável, de vivace a andante, e um compasso binário.
O funaná está intimamente associado ao acordeão, mais precisamente ao acordeão diatónico, conhecido em Cabo Verde por gaita. Este facto vai influenciar uma série de aspetos musicais que caracterizam o funaná, como por exemplo, o facto de, na sua forma mais tradicional, usar apenas escalas diatónicas1 e não escalas cromáticas.
Home
BATUKE
Coladera
Funana
Batuke
Tabanka
Morna
BATUKE-DA
KU
TORNU
Como género musical, o batuque caracteriza-se por ter um andamento moderado, um compasso de 6/8 ou 3/4, e tradicionalmente ser apenas melódico, isto é, ser apenas cantado, sem acompanhamento polifónico. Comparado com os outros géneros musicais de Cabo Verde, o batuque estrutura-se no