Museu Uberlândia
Preservar os testemunhos do tempo e a identidade coletiva, por meio de peças do acervo e dentro de concepções histórico-antropológicas. Para tanto, estuda a história local, priorizando as formas de apropriação dos espaços pelo homem com atenção na cultura, nos saberes e usos envolvidos nos objetos ligados ao trabalho e a vida cotidiana, revelando costumes, práticas e valores de diferentes épocas. Atua com ações pautadas na democratização do saber histórico/ museológico.
O Museu Municipal de Uberlândia funciona no Palácio dos Leões que, anteriormente, era sede da Prefeitura de Uberlândia, prédio que integra o conjunto arquitetônico da Praça Clarimundo Carneiro, tombado pelo Patrimônio Histórico do município em 1985. O prédio, construído em 1917, foi restaurado em 1995 e adequado internamente para abrigar o Museu Municipal. Neste espaço, acontecem as exposições focadas na história local.
O Museu possui ainda uma Reserva Técnica que funciona no seu anexo, responsável pela guarda do acervo, composto hoje por 2.581 peças. Espaço fundamental para a existência e funcionamento da instituição onde os objetos e documentos do acervo são avaliados, conservados, recuperados e/ou restaurados. É responsável também pela pesquisa e concepção das exposições que acontecem no museu sede.
Conta com um acervo histórico riquíssimo de livre acesso ao publico, com funcionamento de 2ª a 6ª feira - de 8h às 18h, Sábados - das 9h às 17h.
Casa da Cultura
Entre 1922 e 1924, foi construída em Uberlândia uma belíssima casa que hoje, está instalada a Casa da Cultura. Na época, a construção da casa do Sr. Eduardo Marquez – intendente municipal (de 1923 a 1926) – tinha como objetivo, a elaboração de uma suntuosa residência, com características monumentais, semelhante a casas admiradas em São Paulo.
Em 1936, a casa é adquirida pelo Dr. Laerte Vieira Gonçalves e sua família, que transforma parte da área física em Casa de Saúde e Maternidade. Desta forma, a casa